O que é Esporão de Calcâneo ?

O esporão de calcâneo é um crescimento ósseo anormal, que acontece, geralmente, por uma tração grande exercida pela fáscia (tecido que recobre a sola do pé) no calcâneo, formando uma espícula, chamada de esporão.

2 – O que pode causar o esporão?

Pode estar relacionado com excesso de peso e/ou excesso de carga de treino, treino de corrida com calçados muito rígidos e, até, o tipo de pé, normalmente, os pés cavos são mais suscetíveis ao esporão e a fascite plantar.

3 – Qual a diferença entre esporão de calcâneo e fascite plantar?

A diferença básica é que o esporão, necessariamente terá uma espícula óssea no calcâneo e a fascite é a inflamação na fáscia plantar, os sintomas são parecidos, mas a diferenciação será feita através dos exames de imagem.

4 – Como o esporão é diagnosticado?

Através de um exame de raios-X. E sempre é importante consultar um profissional especializado, como um médico ou fisioterapeuta, que podem diagnosticar e definir o melhor tratamento para cada caso.

5 – Quais os sintomas do esporão?

Essa espícula pode começar a incomodar e inflamar os tecidos ao redor, causando uma dor pontual e limitante na sola do pé, perto do calcanhar, que é o principal sintoma do esporão. Essa dor, que é grande logo no primeiro passo da manhã, associada a uma rigidez matinal são grandes indícios do esporão de calcâneo.

6 – Quais são as formas de tratar o esporão?

Algumas formas de tratar o esporão são: perdendo de peso, se for o caso, e reduzindo a sobrecarga de treinos ou de atividades com sobrecarga. Exercícios de alongamento para a fáscia e para a panturrilha vão ajudar no tratamento, e gelo no local vai ajudar a reduzir os sintomas.