Nariz ardendo: 6 principais causas

0
2071

1. Mudanças climáticas

O tempo seco é a principal causa de ardência do nariz. Isso porque o ar quente ou seco demais resseca as vias aéreas, o que faz com que a pessoa sinta seu nariz arder quando respira, por exemplo.

2. Rinite alérgica

A rinite alérgica é uma inflamação da mucosa nasal causada pela presença de substâncias irritativas, como poeira, pólen, pelos ou penas de animais, perfume ou desinfetantes, por exemplo.

3. Sinusite

A sinusite é a inflamação dos seios nasal caracterizada por dor de cabeça, sensação de peso no rosto, coriza e, consequentemente sensação de nariz ardendo.

A sinusite pode ser causada tanto por vírus do gênero Influenzae quanto por bactérias, sendo importante a identificação do agente infeccioso para que o tratamento estabelecido pelo médico seja eficaz.

4. Gripe e resfriado

Tanto a gripe quanto o resfriado pode causar ardência do nariz, por causa da irritação da mucosa pela presença de vírus na via aérea, espirros e coriza.

5. Medicamentos

Alguns medicamentos possuem como efeito colateral o ressecamento da mucosa nasal, como os sprays ou descongestionantes nasais.

6. Síndrome de Sjogren

A síndrome de Sjogren é uma doença auto-imune causada pela inflamação de várias glândulas do corpo, levando ao ressecamento da boca, olhos e, mais raramente, do nariz