Função da Fisioterapia em Traumato- Ortopedia e Reumatologia

No Brasil, a Fisioterapia teve início após a implantação da mesma como solução dos altos índices de acidentes de trabalho que existiam.

O profissional precisava curar/reabilitar os pacientes desses acidentes para que os mesmos pudessem retornar as suas atividades no sistema produtivo, ou pelo menos, atenuar os sofrimentos ou até mesmo recuperá-lo e reabilitá-lo para suas condições anteriores (REBELATTO; BOTOMÉ,1999).

A palavra ortopedia surgiu do grego Orthos (correto) e Pedia (criança), com significado etimológico de correção dos defeitos da criança.

A história da ortopedia é tão antiga quanto à história da medicina, mesmo não sendo chamados de ortopedistas os antigos médicos que tratavam das afecções do aparelho locomotor.

A ortopedia que teve um enorme desenvolvimento nos últimos 20 anos; é uma ampla especialidade clínica e cirúrgica dedicada à prevenção, diagnóstico e tratamento de moléstias e lesões do sistema musculoesquelético.

Seu campo de ação não esta confinada aos ossos e articulações, inclui ainda os músculos, tendões, ligamentos, bolsas, nervos e vasos sanguíneos, o sistema músculo esquelético e tudo que o movimenta (MARGOTTI, 2003).

A fisioterapia Traumato-Ortopédica atua na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos.

Estando inserida no processo de reabilitação de fraturas, entorses ligamentares, amputações, lesões musculares, LER/DORT, distúrbios mecânicos da coluna vertebral, pós-cirurgias, dentre outras, utilizando recursos, objetivando alívio de quadro álgico, eliminação de processo inflamatório, melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular, recuperação de movimentos, equilíbrio, propriocepção e reeducação postural..

Inclusive evitando que estas ocorram, ou que suas repercussões funcionais sejam diminuídas, em muitos casos a atuação destes profissionais também evita a realização de um processo cirúrgico, trabalhando de forma preventiva.

A fisioterapia em Reumatologia é responsável por prestar assistência nas demandas funcionais do aparelho locomotor, desde a prevenção das deformidades geradas, como também no tratamento das patologias já instaladas.

Além disso, evita a progressão dos sintomas, buscando uma melhor qualidade de vida para paciente.

Para isso, utiliza recursos com o objetivo de minimizar o quadro álgico do paciente, processos inflamatórios e incapacidades.