Fisioterapia: Exercitar apenas um braço aumenta a força do outro, aponta estudo

0
23

Machucou o braço e por algum motivo teve que imobilizar o membro? Realizar exercícios físicos de relaxamento do músculo com o outro braço pode ajudar na recuperação.

Pesquisadores da universidade Edith Cowan, em Perth, na Austrália, sugerem que treinar apenas um braço é benéfico para o outro.

A atividade pode ajudar a resolver o desgaste muscular e a perda de força frequentemente experimentados em um braço imobilizado após uma lesão. São usados exercícios excêntricos no braço oposto.

Nos movimentos excêntricos, os músculos controlam ou seguram uma força oposta. Quando o cotovelo é flexionado ao segurar uma sacola com algum peso. Ou com coxa e panturrilha ao aterrissar de um salto.

O estudo analisou 30 voluntários saudáveis, com idades entre 18 e 34 anos, que tiveram um braço imobilizado pelo menos oito horas por dia durante um mês. Os participantes realizaram exercícios físicos três vezes por semana com o braço dominante (sem imobilização).

O grupo foi dividido em três: alguns participantes revezaram exercícios de descontração e contração do músculo, outros faziam só o primeiro e o restante ficou sem praticar exercícios.

Resultados

Os exercícios feitos apenas em um braço melhorou significativamente a saúde do outro membro quando comparado aos voluntários que não fizeram nenhum exercício.

O grupo que usou ferramentas pesadas ​​para realizar apenas descontração em seu braço ativo mostrou um aumento na força e uma diminuição no desgaste do braço imobilizado.

Segundo os pesquisadores, os participantes que fizeram exercícios de relaxamento tiveram o maior aumento de força em ambos os braços.

A atividade gerou um efeito de transferência cruzada da força. Esse grupo teve somente 2% de perda muscular no braço sem movimentação.

Os que não realizaram o treinamento tiveram uma perda de 28% de músculo, ou seja, eles tiveram que recuperar todos os músculos e força novamente.

Descobertas para reabilitação muscular

Futuramente, os responsáveis pelo levantamento pretendem explorar os efeitos do experimento em outros músculos e movimentos do corpo.

Eles pretendem analisar como os exercícios de descontração muscular podem melhorar a função motora, o movimento e o controle dos músculos.

fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui