1. Artrite

A artrite é a principal causa de dor nas mãos e corresponde à inflamação das articulações que resulta em dor constante, rigidez e dificuldade de movimentar a articulação.

Essa inflamação pode acometer tanto a articulação do punho quanto dos dedos, causando dores e impedindo o movimentos simples, como escrever ou pegar algum objeto.

2. Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo é comum em profissões que exigem muito o uso das mãos, como cabeleireiros e programadores, e é caracterizada pela compressão do nervo que passa pelo punho e irriga a palma da mão, causando formigamento e dores finas nos dedos da mão.

3. Tendinite

A tendinite é a inflamação dos tendões das mãos devido a esforços repetitivos, causando inchaço, formigamento, ardência e dor nas mãos mesmo com pequenos movimentos.

A tendinite é comum em pessoas que realizam sempre o mesmo movimento, como costureiras, faxineiras e pessoas que digitam por muito tempo.

4. Fratura

A fratura na mão, punho ou dedo é comum em pessoas que praticam esportes como handebol ou boxe, por exemplo, mas também pode acontecer devido a acidentes ou pancadas e é caracterizada por alteração da cor, inchaço e dor na região fraturada.

Assim, é difícil realizar qualquer movimento quando a mão, dedo ou punho estão fraturados.

5. Gota

A gota é uma doença caracterizada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue que pode levar ao inchaço e dificuldade de movimentar a articulação acometida.

É mais comum dos sintomas serem notados no dedo do pé, no entanto a gota também pode acometer as mãos, deixando os dedos inchados e doloridos.

Olá, posso ajudar?