Cuidados com idosos acamados em casa

0
47
Cuidados com idosos acamados em casa

Os idosos acamados, na maioria das vezes, precisam de uma atenção integral para que todas as suas necessidades diárias sejam alcançadas da melhor forma possível.

É preciso ter muito cuidado e atenção redobrada com os idosos acamados em casa, pois eles precisam de ajuda para realizar sua higiene, alimentação, mobilização, entre outras atividades rotineiras.

Por esse motivo, os cuidadores devem ficar atentos à cada mudança no dia a dia do idoso e devem se empenhar nas tarefas de forma a não prejudicara saúde da pessoa idosa, realizando sua atividade com muito zelo e carinho.

Neste artigo, você vai conferir os cuidados que se deve ter com os idosos acamados em casa para que, dessa forma, o idoso tenha uma qualidade melhor de vida e cuidado apropriado.

Cuidados com o conforto

A primeira tarefa, ao cuidar de um idoso acamado, é atentar-se ao ambiente em que ele se encontra.

Você deve se empenhar para que o local esteja sempre limpo e arejado. É bom abrir as janelas durante o dia para que a luz entre. Assim, o idoso acamado também pode aproveitar o dia realizando atividades que o entretenham como conversar, ler, ver televisão, ouvir música ou mesmo fazer alguma atividade manual.

Cuidados com a higiene

É importante manter a higiene do idoso acamado. Assim é possível evitar o acúmulo de sujeira, que pode contribuir para o crescimento de micro-organismos causadores de doenças e infecções.

Cuidados com a alimentação

A pessoa idosa deve se alimentar no mesmo período em que está acostumada. No entanto, você deve seguir a orientação médica e dar ao idoso apenas os alimentos permitidos pelo médico ou nutricionista.

Estimule o idoso acamado a comer sozinho. Caso ele não consiga, ajude-o conforme sua necessidade. Caso o idoso tenha dificuldade em engolir os alimentos, você pode servir opções mais pastosas e líquidas e que sejam mais fáceis de ingerir.

Cuidados com a movimentação

Caso seja possível que o idoso saia da cama, é importante incentivá-lo, para que dessa forma ele possa movimentar seu corpo e não fique muito tempo em apenas uma posição.

É imprescindível também estimular o alongamento, para que o idoso movimente as articulações e evite problemas como úlceras de pressão e rigidez muscular.

Cuidados especiais com o idoso acamado

Também há idosos acamados que precisam de cuidados especiais, de um auxiliar ou técnico de enfermagem ou até mesmo um enfermeiro especializado.

Esse é o caso de idosos que utilizam sonda de alimentação, sonda vesical, bolsa de colostomia ou traqueostomia.

Para esses casos,é necessário fazer a limpeza correta de todos esses itens, assim como sua retirada. Somente quem tem conhecimento técnico pode realizar esses procedimentos.