Como estimular a memória em idosos? Confira 5 dicas aqui!

0
47

1. Jogos cognitivos são ótimos aliados

Uma das melhores maneiras de treinar a memória e manter o cérebro em forma é a partir dos jogos cognitivos. Quebra-cabeças, palavras cruzadas, sudoku, jogo da memória ou até mesmo o xadrez são ótimas opções.

2. Leitura trabalha memória e muito mais!

Ler é um hábito muitas vezes deixado de lado, mas a leitura pode exercer papel fundamental no estímulo da memória em idosos. Essa atividade vai demandar o foco total do idoso, que vai precisar processar todas as informações para compreender o contexto. Isso ajuda a trabalhar a memória de curto e de longo prazo, além de estimular a retenção de novos dados.

3. Exercite o cérebro com novos aprendizados

Aprender coisas novas é uma das melhores maneiras de manter o cérebro ativo e, consequentemente, uma ótima alternativa para trabalhar a capacidade cognitiva. Os exercícios para memória podem incluir pequenos aprendizados diários.

4. Acrescente pequenos desafios na rotina

É importante que o estímulo à memória seja constante, por isso pode ser interessante acrescentar atividades diárias para desenvolver a capacidade cognitiva. Colocar pequenos desafios com esse objetivo na rotina pode ser saudável e divertido.

5. Invista em atividades fora de casa

Realizar atividades fora de casa pode trazer inúmeros benefícios para o idoso, desde físicos, até mentais e sociais. Fazer uma aula de hidroginástica, por exemplo, é uma boa forma de cuidar do corpo, fazer novas amizades e relaxar.