A importância da respiração

0
124

A respiração é fundamental para manter o bom funcionamento dos pulmões e de todo o corpo humano, sendo essencial para o nosso bem-estar.

O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico.

Também ajuda a regular a temperatura corpórea, o ph do sangue e a liberar água.

Respirar corretamente gera inúmeros benefícios ao organismo, como por exemplo, melhorar a digestão, eliminar as toxinas que se formam no corpo, equilibrar as funções orgânicas, ajudar a fortalecer organismos debilitados e combater até mesmo a ansiedade e a obesidade.

Respirar lentamente pode ajudar a acalmar e a relaxar o organismo, diminuindo a frequência dos batimentos cardíacos.

Para melhorar a sua respiração e garantir mais qualidade de vida, confira abaixo algumas dicas:

  • Prestar muita atenção na respiração. Esta ação pode aumentar e melhorar as suas percepções;
  • Inspirar e expirar usando todo o sistema respiratório, ou seja, sinta o ar entrar pelo nariz, passar pelo peito, ir em direção ao baixo ventre e sair fazendo o caminho oposto;
  • Treinar a respiração diafragmática com frequência, ou seja, respirar profundamente, expandindo o diafragma e levando o ar rico em oxigênio até os pulmões bem expandidos. Com essa técnica consegue-se aumentar significantemente a capacidade volumétrica dos pulmões. Desse modo, todo o corpo é mais oxigenado, inclusive o cérebro.