9 Dicas de como amenizar os efeitos do tempo seco

0
18

Descubra como reduzir os efeitos da baixa umidade do ar

Para reduzir os riscos de danos à saúde causados pelo tempo seco, alguns cuidados são fundamentais e ajudam a respirar melhor. Além de aumentar a ingestão de líquidos, especialmente de água, confira as dicas para amenizar a baixa umidade.

1. Mantenha a hidratação

Para evitar a desidratação, procure beber muita água, mesmo sem estar com sede. Além disso, na hora das refeições, escolha alimentos (frutas e vegetais) ricos em água. Melão, melancia, laranja, abobrinha, entre outros, são bons exemplos. É importante, também, ter muita atenção à hidratação de crianças e idosos.

Ao sair de casa, leve sempre uma garrafinha de água, evitando ficar longos períodos sem hidratação.

2. Invista em alimentos saudáveis

Outro cuidado importante é evitar alimentos muito salgados ou condimentados, que podem causar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

3. Umidifique o ambiente

Espalhe panos (toalhas) úmidos ou mesmo baldes com água pelos ambientes da casa, especialmente nos quartos, durante a noite. Uma alternativa, mais eficiente, é utilizar um umidificador de ar.

4. Combata o ressecamento das vias aéreas

Esse é um cuidado essencial para evitar a congestão nasal e reduzir o risco de doenças respiratórias. Para tanto, basta aplicar soro fisiológico nas narinas, algumas vezes ao dia ou sempre que sentir desconforto. Mais uma vez, idosos e crianças merecem atenção especial.

O uso de nebulizadores ou inaladores, apenas com soro fisiológico, também é bastante eficiente para a umidificação das vias aéreas.

5. Evite a exposição solar

No verão, ou nos dias quentes de inverno, evite se expor diretamente ao sol. Caso o faça, utilize um chapéu e mantenha a hidratação.

6. Não faça atividades físicas nos horários mais secos

A prática de exercícios físicos deve ser evitada entre 10h e 16h, especialmente se for ao ar livre, em centros urbanos, onde a concentração de poluentes no ar é naturalmente maior. Prefira o início da manhã ou fim da tarde.

7. Hidrate a pele

Utilize produtos específicos para hidratar a pele do rosto e do corpo, pelo menos uma vez ao dia. Para evitar o ressecamento, banhos com água muito quente não são recomendados.

8. Faça um bom controle ambiental em sua casa

Para minimizar o risco de problemas respiratórios, é fundamental eliminar poeira, ácaros, pelos de animais e outros agentes causadores de alergias respiratórias.

9. Evite locais fechados

Embora atualmente ainda existam restrições às aglomerações, com o retorno das atividades econômicas muitas pessoas voltarão às suas ocupações profissionais e os eventos também devem voltar a ocorrer. Porém, em dias de baixa umidade, quando as vias áreas estão ressecadas, o risco de infecções disseminadas em ambientes fechados aumenta.