8 Dicas para fazer exercício em casa durante a quarentena

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Dicas de como fazer exercícios em casa durante a quarentena

Academias, clubes e parques são grandes centros de contaminação, dessa maneira, atividades físicas nesses locais está fora de cogitação. Nada adianta buscar manter o seu corpo em forma e cuidar da saúde se nos colocamos em risco de adquirir a COVID-19.

Mas como evitar que fiquemos em isolamento e estimulando o sedentarismo e, consequentemente, novas doenças? Realizar atividades físicas onde moramos pode não ser uma tarefa fácil, afinal, são várias influências, como: espaço apertado, família atrapalhando, falta de recursos, entre outros.

A realidade é que com algumas breves dicas, o exercício em casa pode ser bem prática e ter os mesmos resultados. Veja quais são eles, nos tópicos a seguir.

1. Prepare um espaço arejado

A primeira regra é buscar realizar as práticas em um local arejado. Os exercícios físicos estimulam a liberação do suor, o que é ótimo para quem deseja perder aqueles famosos quilos que tanto nos incomodam.

Entretanto, precisam ser realizados em locais que tenham ventilação e permita que você tenha uma respiração adequada. O desempenho das atividades são otimizados quando conseguimos respirar de maneira efetiva, o que acontece em decorrência da renovação do oxigênio no organismo.

Para quem tem doenças respiratórias, a atenção deve ser redobrada, evitando que essas enfermidades sejam agravadas.

2. Estipule um horário fixo

Assim como atividades físicas em academias, é preciso criar uma rotina. Estabeleça horários fixos para a realização, como no início do dia, que é ótimo para tornar suas outras atividades mais tranquila e relaxante.

No caso de idosos, que pode ser visto como um momento de lazer, é também importante contar com horários preestabelecidos. Isso garante que eles consigam manter sua saúde em dia e não atrapalhe a rotina diária.

3. Conte com ajuda de profissionais online

É muito comum que pessoas busquem realizar atividades físicas nessa pandemia. Afinal, estamos parados e isolados, não realizamos mais esforços que nos ajudem a manter o corpo em forma, como andar para ir para o trabalho, brincar com filhos no parque ou visitar um shopping.

Para isso, as pessoas buscam realizar os exercícios sem nenhuma orientação, o que é um grande risco, principalmente para quem nunca enfrentou uma academia ou realizou um esporte.

Existem diversos profissionais da área que estão realizando atendimento online, podendo criar uma lista de exercícios que podem ser feitas com o que você tem em casa mesmo. Isso permite que você evite se machucar e realize aquilo que é necessário para seu organismo.

4. Faça uma boa alimentação pré e pós-treino

A alimentação sempre foi de extrema importância para atividades físicas, tanto para o período pré, quanto para o pós-treino. Busque alimentos saudáveis que fornecem energia, como batata-doce, ovo, banana, grãos integrais e suplementos.

E da mesma maneira, devemos buscar o que comer corretamente após o treino, garantindo que você recupere a energia perdida e maximize os resultados. A melhor maneira de ter a alimentação correta para exercícios em casa é buscando profissionais da área, como nutricionista, nutrólogo e endocrinologista.

5. Respeite seus limites

Saber até onde você pode ir com suas atividades são de extrema importância. Não devemos ir além do que nosso organismo suporta. Além de promover algum acidente, corremos o risco de ter efeitos negativos dos esperados, que é a manutenção da saúde.

Como fraturar algum osso, deslocar partes do corpo, por exemplo. E é fundamental que evitemos buscar atendimento hospitalar em tempos de pandemia, uma vez que há enorme foco de contaminação.

6. Dê atenção ao alongamento

O alongamento é um grande parceiro para suas atividades físicas. Como estamos parados e realizaremos um grande esforço de nossa musculatura, o organismo estará despreparado e, consequentemente, pode vir sofrer alguma fratura.

Antes de atividades físicas, realize alongamentos do corpo inteiro, durante 15 a 30 minutos.

7. Faça caminhadas

Para aquecer o corpo antes de atividade física, as caminhadas podem ser uma forma de alongamento também. Isso porque o andar faz com que diversos músculos sejam ativados e estejam preparados. Lembrando que isso deve ser feito dentro de casa, evitando a exposição externa.

Caso você more em apartamento, substituta a caminhada por pular corda, polichinelos ou até mesmo, ficar correndo em círculos, mas com moderação.

8. Pratique meditação

Por fim, a última dica que trazemos é a meditação. Sim, ela é uma excelente prática para realização de exercícios em casa. A base da meditação é a manutenção orgânica da respiração. Se você cria uma rotina de meditação, seu corpo estará melhor preparado para as atividades.

Além disso, a prática é também uma maneira de manter sua saúde mental em dia, aliviando a estresse e tensão do período que estamos passando em tempos de pandemia.